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Metodologia em Projetos

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Uma das inúmeras competências da profissão de designer é, sem dúvida, procurar esclarecer de forma didática e compreensível o que é e como essa atividade profissional funciona. Principalmente para os clientes que estarão confiando sua empresa nas mãos desse que pretende “solucionar problemas de comunicação” (em último caso, better call Saul…ou em casos extremos, Mr. Fox).

Além de detalhar cada etapa e o tempo estimado em cada uma delas, o cliente acompanha todo o processo, evitando assim aquela expectativa em torno do andamento do projeto, comecei a incluir em meus orçamentos um anexo explicando, em termos gerais, o PROCESSO METODOLÓGICO para desenvolver um projeto de criação de marca. Processo metodológico é como diz a antiga propaganda do Neston: “existem 1000 maneiras”. E dependem muito do nível de complexidade do projeto. Mas passam por etapas bem definidas:

  1. PESQUISA
  2. CRIAÇÃO
  3. IMPLEMENTAÇÃO

Dessa maneira, além de manter o cliente ciente e seguro, esclarece sobre o que significa desenvolver um projeto de marca e a importância, trabalho e tempo que isso requer.

PESQUISA

O primeiro procedimento é fazer o briefing, onde coletamos as informações sobre o perfil da empresa, como ela funciona e para quem ela quer se comunicar, ou seja: o público-alvo. Em seguida utilizamos ferramentas técnicas para delinear o caminho conceitual mais adequado à empresa, que por decorrência afirmará os seus valores-base e indicarão os ícones que vão compor a marca, pois esses ‘dialogam’ com o público-alvo.

Em seguida prospectamos o mercado, para conhecer as concorrências direta e indireta, através de ferramentas técnicas que formem diretrizes visuais que apontem os caminhos para uma solução gráfica forte e coerente. Essas ferramentas precedem a criação da marca propriamente dita, pois servem para definir valores da marca que, por sua vez, serão representados na solução gráfica da mesma.

CRIAÇÃO

A segunda parte é a de criação, onde serão realizados diversos estudos de representação gráfica, de acordo com os valores e conceitos firmados na fase anterior. Desse modo, obtém-se uma coerência do discurso da empresa, na forma de uma promessa da marca em relação a expectativa do público-alvo.

IMPLEMENTAÇÃO

A terceira parte tratará da implementação de marca, para as quais serão elaboradas as aplicações que expressam a identidade visual da empresa, seja em papelaria institucional, fachadas de lojas, sinalizações internas, perfil para website e redes sociais, identificação de uniformes e frota de automóveis, etc. Trata também das especificações técnicas, define sistemas de impressão e as tecnologias digitais mais indicadas à empresa, com o objetivo de dirigir os esforços de comunicação e dos produtos e serviços da mesma aos parceiros potenciais, aos consumidores e aos usuários. Trata-se, portanto, de uma etapa importante, já que o público-alvo e os parceiros potenciais precisam fazer uma leitura correta da promessa de compra, de serviços e de entrega de resultados da empresa contratante, veiculados através da leitura da marca. Trata-se de valores objetivos e de valores subjetivos, os quais quando bem planejados dão credibilidade e confiança à empresa.

Enfim, o processo de construção profissional de uma marca é complexo, requer conhecimentos e prática profissional de vários anos e consome um tempo de elaboração adequado. No entanto, esse investimento é a garantia de que a marca será construída com coerência discursiva, visual e semântica que focalizam segmentos de mercado e público-alvo específicos.

Trarei mais detalhes a respeito de cada etapa. Aguarde!


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